Fapespa
voltar

Fapespa finaliza semana da mulher com evento comemorativo às servidoras da fundação

Na manhã desta sexta-feira, 10/03, foi realizado pela Fapespa um evento comemorativo em alusão ao Dia Internacional da Mulher para as servidoras da fundação. A programação foi composta por dois bate-papos, abordando os temas: Mulheres na Ciência, ministrado por Ruth Almeida; e A Participação Feminina no Cenário Econômico e Principais Desafios, ministrado por Renata Novaes. Estiveram presentes diretoras e servidoras da Fapespa, bem como o diretor-presidente da fundação, Marcel Botelho, e os diretores Deyvison Medrado e Osvaldo Carvalho.

3

 

A programação

A palestra sobre a mulher no cenário econômico, ministrada por Renata Novaes, trouxe reflexões e debates referentes à posição que a mulher vem ocupando no âmbito econômico e produtivos, pautando a balança dos privilégios masculinos e a desigualdade de gênero nos ambientes institucionais, familiares e, por fim, sociais como um todo.

3

Na segunda palestra, ministrada por Ruth Almeida, docente da Universidade Federal Rural da Amazônia — UFRA, foi apresentada uma linha atemporal sobre a desigualdade social em relação às mulheres, a partir de um contexto histórico, cultural e social. Outra temática abordada foi a cultura do machismo estrutural, presente na sociedade brasileira e que dificulta na pessoalidade feminina até os dias de hoje, inclusive na participação de mulheres na ciência e pesquisa científica.

3

Durante o evento foram compartilhados vários ensinamentos sobre autocuidado, empoderamento e lições de vida entre as mulheres, nos momentos reservados para perguntas e considerações, em que diversas participantes tiveram a oportunidade de partilhar suas respectivas experiências de vida.

Em outro momento, o Sr. Marcel Botelho divulgou um novo programa da Fapespa que irá beneficiar ainda mais o público feminino, contribuindo para o ingresso e consolidação da participação de mulheres no meio científico.

3

Segundo o diretor-presidente, o programa “Mulheres e meninas na ciência” irá desenvolver novos meios de minimizar as assimetrias na participação de mulheres na pesquisa. O programa irá beneficiar tanto pesquisadoras experientes do nível superior como mulheres jovens do ensino básico, visando a estimular estas desde cedo a participar do universo científico. “Ao longo do mês de março, a nossa diretoria científica vem trabalhando nesse projeto para que o lançamento seja feito o mais breve possível”, afirmou o presidente.

4

O programa destinará uma atenção especial a mulheres cientistas e pesquisadoras, com a finalidade de que elas concorram no mesmo nível de igualdade que os homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Semana da Mulher: Pesquisadora da UFRA apoiada pela Fapespa desenvolve tecnologias sociais para comunidades tradicionais no estado
Deixar comentário

Atualmente, após diversas ações, pela luta de direitos e resistência de mulheres na sociedade, a…

Accessibility Tools