Fapespa
voltar

Governo do Pará lança terceiro edital do programa Forma Pará, levando educação superior aos 144 municípios

forma-pará

“Promover a universalização do ensino superior”, esse é a missão do programa Forma Pará que teve o terceiro edital lançado pelo Governo do Estado, na última segunda-feira, dia 7, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, do titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, do presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), Marcel Botelho, prefeitos de alguns municípios e outras autoridades.

Com o novo edital, um investimento de 45 milhões de reais, o programa chegará a cobrir os 144 municípios, ofertando 30 novos cursos de graduação relacionados com o potencial econômico de cada localidade, demandados pelas prefeituras. Além disso, serão ofertados cursos de especialização em diferentes áreas de formação e para diversos públicos, como mulheres e populações tradicionais. A prioridade do programa nessa nova chamada é atuar em locais onde não há universidades ou polos.

O programa Forma Pará é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Sectet e instituições públicas e privadas, que visa levar o ensino superior de qualidade a todas as localidades do Estado. Para participar, os candidatos precisam se inscrever no site da Fadesp, organizadora do projeto, e participar do processo seletivo.

 

Cursos

Com essa nova chamada, o Governo do Estado investiu muito na ampliação dos cursos para todas as regiões do Pará. Abaixo, você pode conferir a lista de novos cursos ofertados por região.

Marajó —  Administração, Licenciatura em ciências naturais, ciências biológicas, educação física, turismo, serviço social, licenciatura em física, licenciatura em geografia, licenciatura em música, agroecologia, letras (língua inglesa), letras (língua portuguesa), História e Enfermagem.

Rio Caeté — Administração, História, Agronomia, Gastronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Civil, Enfermagem, Educação física e Letras (Língua Inglesa).

Rio Capim — Administração, Agronomia, Tecnologia em Redes de Computadores, Engenharia Civil e Geologia.

Tapajós — Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Agronômica e Agronomia.

Tocantins — Direito, Serviço Social, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação e Engenharia Florestal.

Xingu — Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Texto: Lorena Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Fapespa, Ciência e Elas: juntas para um futuro mais justo
Deixar comentário

Historicamente, a ciência se apresenta como um campo de forte atuação feminina com notáveis descobertas…

Próximo post Semana da Mulher: Pesquisadora paraense apoiada pela Fapespa desenvolve biomaterial de açao
Deixar comentário

Preocupação e determinação. Duas palavras que acompanharam sempre a trajetória da cientista paraense Lina Bufalino,…

Accessibility Tools