Enviado por rodolpho.chermont em sex, 14/01/2022 - 12:58

Conheça as Publicações da Fapespa

Os produtos da Fapespa contêm estudos, gráficos, análises, apresentações e indicadores que ajudam o gestor público a tomar as melhores decisões em políticas públicas.

4

A Fundação Amazônia de Amparo a Pesquisas e Estudos (Fapespa) é uma instituição comprometida com a missão de produzir e divulgar informações científicas voltadas para o benefício da sociedade em geral. Por isso, ao longo dos últimos anos, a instituição vem investindo em 15 produtos que têm como objetivo principal disponibilizar dados seguros, acessíveis e de qualidade a todos, como Pará no Contexto Nacional, Radar de Indicadores das Regiões de Integração, Anuário Estatístico do Pará, Estatística Municipal, Mapa da Exclusão do Estado do Pará, Perfil da Juventude, Contas Regionais, Data Pará, Barômetro da Sustentabilidade, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Boletins, Pará em Números, Notas Informativas, Notas Técnicas e Manual de Fluxos Processuais. A seguir, você pode conhecer um pouco sobre cada um deles.

O Pará no Contexto Nacional é um projeto que reúne indicadores sociais e um ranking mostrando a posição do Pará. Já o Radar de indicadores das Regiões de Integração agrupa dados referentes às 12 regiões de integração do Pará. Alguns projetos utilizam dados sobre os 144 municípios do estado, como o Anuário Estatístico do Pará e a Estatística Municipal. Outros reúnem dados capazes de traçar um perfil do estado e das pessoas que nele vivem, como o Mapa da Exclusão do Estado do Pará e o Perfil da Juventude Paraense. Além do foco social, existem produtos que disponibilizam dados econômicos, como as Contas Regionais e o Data Pará. O meio ambiente também é tema com Barômetro da Sustentabilidade, que é uma ferramenta capaz de mensurar o nível de sustentabilidade dos municípios, e com os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, relatório feito contendo informações que irão embasar ações da gestão estadual em prol da sustentabilidade até 2030. As políticas públicas desenvolvidas no estado recebem apoio de instrumentos que agrupam dados sociais, como os Boletins e o Pará em Números. Há também, apoio para o funcionamento de projetos através do estabelecimento de metodologias, como as Notas Informativas, as Notas Técnicas e o Manual de Fluxos Processuais.

Esses produtos representam o empenho da Fapespa em contribuir com a democratização do conhecimento por meio de seus esforços em pesquisa e inovação.

Acesse: https://www.fapespa.pa.gov.br/publicacoes

 

Texto: Lorena Coelho