Fapespa
back

Fapespa debate futuro da Ciência e Inovação em evento nacional

by Manuela Oliveira for Notícia
Fapespa debate futuro da Ciência e Inovação em evento nacional

Realizado em São Paulo, o 68º Fórum Nacional CONFAP 2025 reúne representantes de todo o País para discutir incentivo e cooperação entre instituições de pesquisa

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) participa da 68ª edição do Fórum Nacional CONFAP 2025, em São Paulo (SP), realizado de 2 a 4 de julho (quarta a sexta-feira). O evento é organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O Fórum tem como objetivos debater o futuro da inovação tecnológica e do incentivo à pesquisa; fortalecer a colaboração entre as instituições nacionais e ampliar parcerias equitativas de longo prazo em cooperação com instituições internacionais. Participam da programação presidentes e diretores das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), representantes de agências federais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, ministérios e organismos internacionais. A Fapespa é representada por seu diretor-presidente, Marcel Botelho, que também é vice-presidente do CONFAP, e pelo diretor Científico Dayvison Medrado.

Marcel Botelho destacou que os membros do CONFAP “têm autonomia e independência, e ainda assim trabalham em conjunto, o que faz com que as operações negociadas sejam extremamente relevantes e indispensáveis, e configura um grande avanço essa possibilidade de formação de soluções negociadas que nos aproximam, quando o papel é a discussão das diretrizes operacionais e a possibilidade de avanço destas instituições”.

Premiação – Na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto, da Fapesp, houve a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição).

Seis iniciativas das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa receberam o Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I, nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional. A premiação também reconheceu, individualmente, um gestor inovador e um técnico inovador pela atuação de destaque em agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Gestores da Fapespa e outros participantes do evento

O Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Ennio Candotti contemplou 15 pesquisadores e três profissionais de comunicação, distribuídos em seis categorias: Pesquisador(a) Destaque, nas subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas; Pesquisador(a) Inovador(a), nas subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público, e Profissional de Comunicação.

A premiação nacional visa reconhecer as boas práticas em fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação realizadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil, e a atuação de gestores e técnicos de agências de fomento à CT&I que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I, potencializando a interação entre Academia, setor produtivo, governo e sociedade.

A premiação promovida pelo CONFAP tem o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e apoio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (COEDP/CGITC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Homenagem – Desde sua criação, em 2021, o Prêmio CONFAP de CT&I recebe, em cada edição, o nome em homenagem a um pesquisador ou pesquisadora com relevantes contribuições à CT&I brasileira. Na primeira edição, o homenageado foi o pesquisador Francisco Romeu Landi (in memoriam); na segunda edição (2022), a homenageada foi a pesquisadora Odete Fátima Machado da Silveira (in memoriam), e na terceira edição (2023), o prêmio recebeu o nome da pesquisadora Johanna Döbereiner (in memoriam).

Nesta quarta edição (2024), o pesquisador Ennio Candotti foi escolhido por aclamação pelos representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa para ser homenageado.

(Com informações da Ascom/Confap)

Fapespa e Unifesspa discutem Rede de Bieconomia no cenário da COP 30
Prev post Fapespa e Unifesspa discutem Rede de Bieconomia no cenário da COP 30

Por meio dessa parceria, as duas instituições visam contribuir com os debates da conferência mundial…

Para fortalecer políticas públicas, Fapespa investe no estudo de indicadores populacionais
Next post Para fortalecer políticas públicas, Fapespa investe no estudo de indicadores populacionais

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), órgão do Governo do Pará,…

Accessibility Tools