Fapespa investe em tecnologia digital para melhoria na gestão
Na manhã desta quarta-feira, (14/12), gestores da Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (DIPLAN) da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), participaram remotamente da apresentação e treinamento de manuseio da nova ferramenta digital para gestão na fundação, o Business Intelligence (BI). A ferramenta foi desenvolvida nos últimos quatro meses pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Fapespa e já entrará em atividade a partir da próxima semana. Estiveram presentes o Diretor de Planejamento Osvaldo Trindade Carvalho, a Coordenadora de Tecnologia da Informação Jéssica Monteiro, e outros servidores.
O Power Business Intelligence (BI)
O Power BI é um sistema que possui um conjunto de estratégias e técnicas empregadas com o objetivo de analisar dados de forma objetiva, elaborar relatórios, e acima disso, desenvolver painéis de gestão (dashboard) que posteriormente facilite a tomada de decisões estratégicas de uma organização, com base em informações concretas que gerem respostas imediatas.
Para a Fapespa, a urgência para o desenvolvimento da ferramenta surgiu logo após a percepção e mapeamento de demandas operacionais majoritariamente manuais na fundação. O que de certa forma implicaria na distribuição de demais tarefas de gestão, como explica a coordenadora de TI Jéssica Monteiro. “A análise e tratamento de planilhas, de formas manuais, tomavam boa parte do tempo dos funcionários. Tempo que poderia ser empregado para outras atividades.”, justifica.
E complementa, “Daí, surgiu então a necessidade de tornar algumas atividades automatizada, descomplicando, de certa forma, as atividades empenhadas e garantindo a fidelidade dos dados por meio da ferramenta inteligente Power B.I.”, pontua.
Ao longo de quatro meses a Diretoria de planejamento e TI da Fapespa participaram da elaboração da ferramenta, que poderá ser aplicada a outros setores e diretorias interessadas. Assim, posteriormente da elaboração, atualmente está sendo ministrado treinamentos online com servidores no objetivo de apresentar a plataforma e ensinar o manuseio das ferramentas para os mesmos, a fim de familiarizá-los com a plataforma.
Segundo o diretor de planejamento, orçamento e finanças, Osvaldo Carvalho “Na era em que vivemos, na qual a quantidade de informações disponíveis cresce exponencialmente, o principal desafio da Diplan é conseguir aproveitar, em meio ao caos informacional, aquilo que pode verdadeiramente impactar o nosso negócio, pois a informação se tornou um dos ativos mais importantes para o sucesso da missão da nossa diretoria. O nosso objetivo maior com o uso da tecnologia BI é obter as informações certas, organizadas, analisadas e transformadas em conhecimento de negócio.”, conclui.
Dessa forma, com o auxílio da tecnologia na instrumentação e automatização da coleta de dados gerados pela ferramenta, será possível transformar dados brutos em um painel de conjunto de informações e indicadores (dashboard) e sites que auxiliarão na tomada de decisões institucionais e estratégicas. Além de garantir o bem-estar e produtividade dos funcionários em outras atividades e funções organizacionais.