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Mobilidade Urbana em cidades Inteligentes e Humanizadas

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Mobilidade urbana é uma das primeiras condições a serem aprimoradas quando se pensa no bem-estar e cidadania da população. Segundo as Nações Unidas, em 2050, sessenta e oito por cento da população mundial estará vivendo em áreas urbanas. No Brasil, ainda conforme a ONU, a população urbana passou de 46,14% em 1960 para 86,57% apenas em 2018. Assim, a urbanização ainda é um processo decorrente, principalmente em grandes cidades, surgindo o aumento do fluxo de pessoas sem o certo planejamento adequado, o que demanda ainda mais desse sistema. Além disso, são decorrentes as problemáticas de infraestrutura no fluxo transitório e de acessibilidade ainda presentes para pessoas deficientes e com necessidades especiais, dificultando em suas locomoções, em tais recursos em transporte coletivo e privado.

Nessa perspectiva, a nova realidade da mobilidade urbana inteligente enfatiza proporcionar um método de serviço que permita o transporte mais eficiente, confiável, flexível e sustentável, permitindo encontrar o caminho com menor custo considerando mais de um modo de transporte e outras informações necessárias.

O projeto de pesquisa, coordenado pelo Dr. Denis Lima, líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Cidades Inteligentes e Sustentáveis (LaCiS)  — UFPA. Contém o objetivo de contribuir com um arcabouço de informações para otimizar a Mobilidade Urbana em cidades Inteligentes e Humanizadas com base em análise de grande quantidade de dados processados em sistemas de software.  

Inicialmente, o estudo consistiu em analisar de forma aprofundada diversos dados urbanos através de algoritmos já disponibilizados ao público. A partir dessas análises, pode propor a elaboração de um sistema amplo de mobilidade urbana multimodal, envolvendo mais de um meio de transporte, que forneça para a população rotas e fluxos otimizados, facilitando a locomoção e deslocamento urbano dos mesmos.

Uma das finalidades importantes do projeto é promover a tecnologia para avançar a ciência básica, fundamental e aplicada, bem como fortalecer a interação com outros grupos e redes de pesquisa (inter)nacionais.

A pesquisa ainda em desenvolvimento foi uma das contempladas pelo Programa de Apoio a Núcleos Emergentes da FAPESPA. Envolvendo tecnologia e prestação de serviço público, os recursos a serem gerados, podem  servir de apoio para a implementação e desenvolvimento de programas e politicas públicas de mobilidade urbana.

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