Carta de intenções para criação de nova modalidade de bolsa de pesquisa é assinada no Fórum Nacional CONFAP
Durante a primeira edição presencial do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), realizada nos dias 9 e 10 de dezembro na cidade de Foz do Iguaçu/PR, foi assinada a Carta de Intenções para a criação do novo programa de apoio a pesquisadores recém-doutores.
O documento foi assinado pelo presidente do CONFAP, prof. Odir Antônio Dellagostin, e pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico de Pesquisa (CNPq), prof. Evaldo Ferreira Vilela. A Carta de Intenção visa criar a âBolsas Recém-Doutorâ, conforme Termo de Referência aprovado na 1.ª Reunião Extraordinária do Comitê de Coordenação do Fundo Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (FNDCT), realizada em 23 de setembro de 2021.
O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que contribuirão significativamente para o desenvolvimento cientÃfico, tecnológico e a inovação no Brasil. O prof. Odir Antônio destacou a importância das ações realizadas pelas 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) em conjunto com o CNPq e a expectativa para execução do programa em 2022.
âEstamos firmando essa nossa intenção de colocar em prática este programa, na expectativa de que o CNPq no próximo ano, amplie o seu orçamento com recursos também do FNDCT, além dos recursos da LOA [Lei Orçamentária Anual]. Por parte das FAPs, nós estaremos sempre dispostos a trabalhar para a implementação desses novos programas ou reedições de programas já consolidados, como o PRONEM, PRONEX, PPP, e outros que nós já fizemos e, continuaremos a realizar, por meio dessa parceria entre o CNPq e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs)â, declarou o presidente da CONFAP.
Segundo a diretora de Cooperação Institucional (DCOI) do CNPq, prof.ª Maria Zaira Turchi, os recursos destinados visam apoiar jovens doutores para poderem dar continuidade as suas pesquisas. âEste aqui é um protocolo de cooperação para que construamos a ação, em uma chamada, um modelo que tenha recursos de bolsas do CNPq e fomento das FAPs, para podermos apoiar jovens doutores, para eles poderem continuar contribuindo e atuando na ciência brasileiraâ.
O presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), Marcel Botelho, ressaltou a relevância da concessão de bolsas para recém-doutores, que será para todas as áreas do conhecimento. âTenho certeza de que essa parceria firmada entre o CNPq e CONFAP impulsionará polÃticas públicas estratégicas de fomento à pesquisa, projetos, universidades, além de possibilitar mais parcerias e dar regularidade aos programas firmados, além de abrir oportunidade para novas propostasâ.
Texto: Rosane Linhares