Fapespa participa do Fórum Nacional do CONFAP
A cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, recebeu entre os dias 9 e 10 de dezembro a primeira edição presencial em 2021 do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A edição foi realizada pelo CONFAP, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico do Estado do Paraná, com o apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
O evento contou com a presença de representantes da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), de seu presidente Marcel Botelho, e demais presidentes e representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de entidades acadêmicas e cientÃficas, ministérios e agências federais e internacionais de fomento à CT&I.
Durante o Fórum foi realizada a cerimônia de premiação do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação â âProfessor Francisco Romeu Landiâ, uma iniciativa do CONFAP, com patrocÃnio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI). Além de debates e deliberações sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa cientÃfica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.
Ao longo do evento, também ocorreu a assinatura do Protocolo de Intenção entre o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela, e o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Antonio Dellagostin, para o investimento em bolsas de pós-doutorado em parceria com as FAPs.
âTenho certeza de que essa parceria firmada entre o CNPq e CONFAP impulsionará polÃticas públicas estratégicas de fomento à pesquisa, projetos, universidades, além de possibilitar mais parcerias e dar regularidade aos programas firmados, além de abrir oportunidade para novas propostasâ, ressaltou o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.
Texto: Rosane Linhares – ASCOM Fapespa