Servidores da Fapespa participam do exame-estudo de prevalência e de vigilância epidemiológica da covid-19 em populações do Estado do Pará
Na manhã de hoje (03/12), no auditório da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas â Fapespa, ocorreu a realização do exame-estudo de prevalência e de vigilância epidemiológica da covid-19 em populações do Estado do Pará.
O intuito dessa pesquisa é descrever a ocorrência da infeção causada pelo coronavÃrus e a coinfecção em diferentes estratos populacionais (ribeirinhos, rurais, urbanos e quilombolas) localizados no Estado do Pará. Para tanto, foram realizados exames de testagem nos servidores da Fundação, em relação aos anticorpos desenvolvidos contra o coronavÃrus, para saber qual o nÃvel de proteção de cada indivÃduo.
“Cabe ressaltar que o monitoramento da resposta de anticorpos anti-SARS-CoV-2, ainda que não tenha valor diagnóstico para Covid-19, é de grande relevância para a compreensão da dinâmica de disseminação da infecção na população. Esperamos com este projeto contribuir com a avaliação epidemiológica da Covid-19 na população em questão.â afirmou Vallinoto coordenador da pesquisa.
A realização desse exame-estudo é fruto da parceria estabelecida entre a Fapespa e o Prof. Dr. Antônio Carlos Rosário Vallinoto, âprofessor titular da Universidade Federal do Pará, graduado em Biomedicina, mestre em Ciências Biológicas (Ãrea de Genética e Biologia Molecular) e detém o tÃtulo de Doutor em Ciências Biológicas (Ãrea de Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários). Atualmente, é membro Titular da Academia Paraense de Ciências e Patrono da Cadeira de número três da Academia Paraense de Biomedicina; ministra aulas nas disciplinas Imunologia e Epidemiologia Molecular, ao nÃvel de graduação e pós-graduação; e chefia o Laboratório de Virologia da UFPA, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Epidemiologia Molecular e Imunogenética, com ênfase em infecções virais.
âProjetos como esse, que conta com o apoio da Fapespa, são de grande importância e devem ser apoiados, pois, o intuito de disponibilizar um diagnóstico mais preciso sobre a questão da COVID-19 em nosso Estado é de interesse social, principalmente durante a pandemia que vivemos. Eu estou aqui também nesse sentido, de apoiar, incentivar e estimular projetos como esse, que podem garantir melhores condições para a população do Estado do Paráâ, afirmou o Procurador de Justiça do Ministério Público, Waldir Macieira da Costa Filho.
Por fim, é válido destacar que o apoio disponibilizado pela Fapespa auxilia no desenvolvimento desse exame-estudo, contribuindo para a tomada de decisão por parte dos gestores da saúde, bem como para a realização de ações mais efetivas de prevenção à transmissão da Covid-19.
Texto: Vitória Araújo
Foto: Ascom Fapespa