Enviado por rodolpho.chermont em ter, 25/10/2022 - 14:55

Outubro Rosa: Fapespa promove para servidores uma ação de combate ao câncer de mama

outubro-rosa

O mês de outubro é dedicado a promover informação, debate e conscientização sobre o câncer de mama. Nesse sentido, a Fapespa realizou na manhã de hoje, 25, uma palestra e atividades de alusão ao mês do combate contra o câncer de mama. A ação foi uma parceria da Fundação com a clínica Oncológica do Brasil, que juntos, ofertaram uma manhã de muito aprendizado, interatividade e lições de vida em prol ao mês do outubro rosa. Esteve presente o diretor presidente da fundação Marcel Botelho, junto dos servidores e colaboradores.

Durante a programação, houve a palestra ‘’Falando sobre câncer de mama” ministrada por profissionais da Oncológica do Brasil, esclarecendo todos os estigmas da temática, a fim de entregar informações simples e didáticas sobre a doença. Em seguida, houve momentos de bate papo e atividades experimentais, ensinando para as servidoras como fazer o autoexame de mama (que é fundamental para a questão do autocuidado feminino).

oncologica palestra

O câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que nesse caso, forma nódulos com potencial de invadir outros órgãos. A doença afeta majoritariamente mulheres de idade avançada, como por exemplo, 40 anos a mais.

O câncer de mama possui diversos tipos. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Aí se dá a necessidade de um diagnóstico precoce por meio da mamografia, pois quanto mais rápido for diagnosticado, melhores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

E vale ressaltar que cada mulher possui experiencia diferente da outra, por isso procure uma ajuda profissional. Além disso, hoje o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

 

O Outubro Rosa

Segundo ao Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama predomina como o primeiro motivo de mortalidade feminina no país, foram mais de 11,84 óbitos/100.000 mulheres, somente em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres.

Nesse sentido, o mês de outubro é dedicado inteiramente a promover informação, debate e conscientização sobre o câncer da mama. Assim, a campanha tem a finalidade de utilizar o mês de outubro para viabilizar, esclarecer e discutir, em diversos espaços, a importância do diagnóstico precoce e minimizar impactos de mortalidade causados doença.

Dessa forma, nunca foi tão necessária a discussão da conscientização da prevenção no mês de outubro. Por isso a Fapespa assume o compromisso na valorização da vida, formando uma corrente do bem contra o câncer de mama.

 

Texto e Fotos: Myckael Portugal / ASCOM FAPESPA