Enviado por rodolpho.chermont em qua, 25/05/2022 - 15:06

Fapespa lança primeira edição da revista oficial da fundação

revista

Na terça-feira, 31, será realizado, no Teatro Estação Gasômetro, o evento científico “Ciência na Amazônia - passado, presente e futuro” para o lançamento da primeira edição da revista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que reúne uma série de matérias e reportagens especiais sobre importantes projetos apoiados pela instituição. A publicação inédita deve demonstrar como o investimento de mais de 100 milhões de reais feito pela Fundação em ciência, tecnologia e inovação tem impacto nos 144 municípios do Pará.

A edição aborda como o investimento na formação de recursos humanos qualificados, por meio da concessão de bolsas, criação de núcleos altamente equipados e apoio aos centros já existentes, conseguiu produzir uma coletânea de trabalhos científicos, pesquisas e inovações no Estado. Para o presidente da Fundação, Marcel Botelho, o lançamento da “Revista Fapespa” representa o sucesso que a Fapespa vem obtendo em apoiar a ciência no Estado. “Nós (Fapespa), acreditamos que a ciência e a tecnologia são instrumentos poderosos para promover o desenvolvimento do Estado por isso, esse momento (lançamento da revista) é tão importante e só foi possível graças ao compromisso, à dedicação e o empenho da Fapespa em apoiar a pesquisa, ciência e inovação paraense. É muito gratificante poder estar prestigiando o resultado de anos de trabalho conjunto entre os nossos servidores públicos, pesquisadores, colaboradores da Fapespa e muitas outras parcerias de sucesso.”, afirma.

Nesta publicação, são apontados importantes projetos financiados pela Fundação que trouxeram resultados para a sociedade paraense, como o Framework para antecipar epidemias, um projeto na área de saúde em que cientistas criaram um sistema capaz de identificar surtos e epidemias com certa antecedência e auxiliar na proteção da população paraense. Vale destacar, também, outros projetos na área de bioeconomia, como uma iniciativa que investe no recobrimento de pimenta-do-reino para promover o melhoramento do produto e um selo que garante certificação a empresas que adotem práticas ambientalmente sustentáveis. Além disso, a revista aborda o projeto de melhoramento genético de búfalos no arquipélago do Marajó e seus resultados, como o nascimento da Japonesa - a primeira búfala de proveta do estado do Pará. Na área de tecnologia, o foco é para o programa Startup Pará, uma iniciativa do Governo do Estado em conjunto com a Fundação para fomentar o desenvolvimento de ecossistema de empreendedorismo paraense. A publicação também destaca como as parcerias de sucesso entre a Fapespa e a Fapesp, duas importantes instituições de fomento à ciência no Brasil, geraram inúmeros benefícios para a sociedade.

O Evento

Data: 31 de maio de 2022.

Local: Teatro Estação Gasômetro Av. Gov Magalhães Barata, 830 - São Brás, Belém - PA.

Horário: 09h às 14h.

 

Acesse a primeira edição da Revista Fapespa: https://tinyurl.com/2p9x4kwr

 

Texto: Lorena Coelho