Enviado por rodolpho.chermont em sex, 16/12/2022 - 20:40

Fapespa lança novos relatórios e indicadores que auxiliam na gestão do Estado do Pará

2

A Fundação Amazônia de Amparo a estudos e Pesquisas (FAPESPA), lançou na manhã de hoje, (16/12), 6 novos produtos de extrema relevância para a gestão de planejamento e desenvolvimento nos eixos socioeconômicos do estado do Pará. O Relatório PIB Municipal 2020, Boletim da Agropecuária do Pará, Pará em Números, Pará no Contexto Nacional, Perfis Econômicos Vocacionais dos Municípios Paraenses e o Barômetro da Sustentabilidade do Estado do Pará, esses referentes ao ano de 2022.

Estes fornecem novos indicadores sociais, econômicos e ambientais para o cenário paraense, visando auxiliar e contribuir para a tomada de decisões e avaliações de políticas públicas que posteriormente resultem na evolução do Estado. Já o lançamento, reuniu servidores da fundação e autoridades fluentes no planejamento estadual, além da imprensa, para a leitura dos novos dados.

 

3

Os Perfis Econômicos Vocacionais dos Munícipios Paraenses 2022 (PEV)

Composta de 35 indicadores distribuídos em três grandes dimensões básicas: produção, infraestrutura e gestão pública, o PEV visa identificar as potencialidades econômicas e produtivas vocacionais dos 144 municípios que compõe as 12 regiões de integração do estado, na finalidade de viabilizar políticas públicas subsequentes, voltadas a criação de polos de especialização inteligente no estado, considerando o potencial de cada município e região citada. O produto é desenvolvido pela Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análises Conjunturais (DIEPSAC), da Fapespa.

Nesta nova edição, a pesquisa identificou, dentre várias outras informações relevantes, o fato de que, embora seja notadamente conhecido na produção de cacau, o município Medicilândia é o maior produtor de banana do estado. Em um quadro onde apenas 5% da banana consumida no na Região metropolitana de Belém advém de produção estadual, é de suma importância a potencialização dessa atividade nesse município e na região do Xingu, que se mostram vocacionados ao cultivo da banana.

Além disso, outra informação abordada na edição é o forte crescimento da apicultura no município de Benevides, que expandiu sua produção em cerca de 308% entre 2010-2020.

 

3

O Barômetro da Sustentabilidade (BS)

O Barômetro da sustentabilidade é um método de análise bidimensional lançado pela Diretoria de Pesquisas e Estudos Ambientais (DIPEA), da Fapespa, que objetiva agregar em índices temáticos e dimensionais para avaliar a sustentabilidade, mensurando o progresso dos municípios em direção ao desenvolvimento sustentável. Afim de contribuir na tomada de decisão municipal em ações locais rumo à sustentabilidade, oferecendo uma linha de base para guiar as políticas públicas, com respeito à legislação estadual e organizacional.

Ao todo são 144 relatórios lançados anualmente, mas neste o final deste ano de 2022, serão ampliados os números de publicações para 157 barômetros. Os novos irão abranger as 12 regiões de integração (Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago do Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu) e o BS do Estado do Pará como um todo, ampliando a escala de mapeamento dos níveis de sustentabilidade do Estado (municipal, regional e estadual).

 

4

O Relatório do PIB Municipal 2020

Já o PIB Municipal, é um estudo elaborado pela Diretoria de Estatística, Tecnologia e Gestão de Informação (DETGI), da Fapespa, em parceria com IBGE que calcula o Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios Paraenses para o ano de 2020. O relatório disponibiliza um conjunto de informação sobre a realidade econômica dos municípios e das Regiões de Integração, que são: PIB; Valor Adicionado dos setores econômicos e da Administração Pública; e o PIB per capita, com o objetivo de acompanhar desempenho das atividades econômicas no território paraense.

 

3

Pará no Contexto Nacional 2022

o Pará no Contexto Nacional traz uma síntese de indicadores sociais, econômicos e ambientais mostrando a informação em nível de Brasil, Regiões e estados. Juntamente com esses indicadores, apresenta o ranking da posição do estado em relação às demais unidades da federação para o último ano observado. A disponibilização dessas informações permite o acompanhamento da evolução de diversos indicadores estaduais, possibilitando a decisão e avaliação das políticas públicas.

 

3

Pará em Números 2022

O relatório Pará em Números apresenta dados e informações sobre o estado do Pará e, dada sua abrangência, é capaz de configurar um perfil sobre os aspectos históricos, físicos, culturais, econômicos e sociais do estado. Esse produto é um instrumento da população paraense, pois através do mesmo é possível caracterizar diversos aspectos da população e do perfil do estado com informações diversas.

 

3

O Boletim Agropecuário do Pará 2022

O Pará possui grande notoriedade no cenário nacional, por meio de diversos aspectos, como o setor agropecuário local. Tal relevância foi alcançada pelo destaque nas iguarias cultivadas e produzidas em larga escala no estado, como: o dendê, o açaí, o abacaxi, o cacau, a pimenta-do-reino e a mandioca. Além disso, também é somado a esse mérito o gado paraense, que está entre os três maiores rebanhos do país.

Nesse contexto, a Fapespa, por meio da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análises Conjunturais (DIEPSAC), lança anualmente o Boletim Agropecuário do Estado do Pará, que reúne novas informações e dados importantes para o monitoramento e desenvolvimento dessa cadeia produtiva paraense.

4

Para a fundação, estes novos lançamentos são resultados provenientes de esforços e dedicação neste ano. Segundo o Diretor presidente Marcel Botelho, “Estes lançamentos são frutos de um ano extenso de muito trabalho, feito por uma equipe extremamente eficiente e dedicada. Então, para nós, é uma satisfação imensa poder encerrar este ano em altíssimo nível, reconhecidos tanto em nosso estado, bem como fora dele, pois a Fapespa é a única fundação do Brasil que realiza esses tipos de estudos de forma independente.”, Justifica. E complementa, ‘’A Fapespa é uma grande formadora de informações e base para a tomada de decisões no estado do Pará.”, pontua.

3

Contudo, as novas informações geradas e fornecidas pelos produtos são fundamentais para o processo na tomada de decisões estratégicas nos segmentos sociais, econômicos e ambientais do estado. Dessa forma, através desses estudos, o Governo do Pará, por meio da FAPESPA, mais uma vez, supre à constante demanda de informações da sociedade paraense.

3

 

Serviço

Os lançamentos já estão disponíveis para consulta pública e download, confira:

Os Perfis Econômicos Vocacionais dos Munícipios Paraenses 2022: https://pevpa.com.br/

O Relatório PIB Municipal 2020: https://www.fapespa.pa.gov.br/node/161

Boletim Agropecuária Paraense 2022: https://www.fapespa.pa.gov.br/node/191

Pará em Números 2022: https://www.fapespa.pa.gov.br/node/81

 Pará no Contexto Nacional 2022: https://www.fapespa.pa.gov.br/sistemas/pcn2022/

Barômetro da Sustentabilidade do Estado do Pará: https://www.fapespa.pa.gov.br/node/116