Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
A ciência mais próxima do público na Feira Internacional de C&T da Amazônia

A ciência mais próxima do público na Feira Internacional de C&T da Amazônia

Data: 15/12/2010

Quem visitar a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia, que ocorre no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia desde a manhã de ontem, 14.10, terá a oportunidade de ver exemplos práticos do quanto que a ciência está vinculada ao cotidiano das pessoas por meio dos projetos e experimentos expostos nos standes do evento.

A Feira ocorre até o próximo dia 16 com exposições de trabalhos diversos de instituições de pesquisa atuantes no Pará, como por exemplo, o Núcleo de Física da Universidade Federal do Pará – UFPA, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o Instituto Federal do Pará – IFPA, a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, A Universidade Estadual do Pará – UEPA, a Escola Cultural São José Liberto – IGAMA e o Museu Emilio Goeldi.

Stand do Núcleo de Astronomia da UFPA

O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará – UFPA disponibiliza telescópios, videos e maquetes em movimento para apresentar o sistema solar e vários fenômenos existentes no universo. Segundo um dos integrantes do Núcleo de Astronomia da UFPA, Augusto Gas, os visitantes poderão ter contato e tirar suas dúvidas sobre a ocorrência de fenômenos das estrelas e dos planetas.

“Muitas pessoas tem curiosidade sobre o universo, e por isso a gente trouxe para exposição da Feira Internacional o modelo do sistema solar, um equipamento que mostra como funciona o eclipse solar e lunar de forma que explicamos a ocorrência desse fenômeno, e também mostramos a formação do universo e um programa que simula a observação das estrelas”, explica Augusto Gas lembrando que os expositores disponibilizam os telescópios para a observação, caso o tempo favoreça, no estacionamento do hangar.

Espaço do Museu Interativo de Física da UFPA

No stande do Curso de Física também da UFPA há experimentos do Museu Interativo da Instituição com experimentos históricos como a Lâmpada de Edson e o Gerador eletrostático de Wimshurst, grande invenções que colaboraram para a produção de energia elétrica. Além disso, a Faculdade de Física da UFPA também tem estande do Laboratório de Demonstração – LABDEMON e do Projeto de Física e Tecnologia para a Escola, coordenado pelo Professor Dr. Marco Antônio Machado, que leva toda a estrutura de demonstração para as salas de aula de escolas públicas de todo o Estado.

Laboratório de Demonstração da UFPA - LABDEMON

O professor Marco Antônio está a frente do Projeto desde sua fundação em 2004, e afirma que o evento é uma ótima oportunidade das pessoas compreenderem e conhecerem a ciência moderna que gerou todos os avanços tecnológicos que hoje são possíveis. “Desde quando se fala em física, a idéia é que as pessoas têm é a de Newton ou do Galileu, mas é preciso compreender a Física mais atual que dá origem a toda essa tecnologia que vemos e as pessoas não tem acesso, por exemplo, a ciência que gerou a tela de LCD, o I-Pad, o I-Pod”, argumenta o professor.

Alunos do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional – GERAE

A robótica também tem espaço na Feira por meio de projetos do IFPA, com exposição de alunos do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional – GERAE. O aluno Michel Micail desenvolveu robôs com peças de brinquedo Lego, em parceria com os colegas Carolina Contente e Istailon Jefferson, e levou para demonstração na Feira Internacional de C&T da Amazônia. “Nosso projeto desenvolveu diferentes sensores para esses três robôs relacionados a identificação de cores, desvio de obstáculos e equilibrio”, explicou Micail.

 

Programação

A visitação aos estandes da Feira Internacional de C&T da Amazônia é aberta ao público a partir das 8:30h que conta também com apresentação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Ciêntífica – PIBIC JR da Fapespa, além de oficinas e palestras. Para ver a programação completa clique AQUI

 

Serviço:

Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia

de 14 a 16 de dezembro de 2010 a partir das 08:30h

Site oficial do evento: http://www.feiraict.pa.gov.br/

Twitter do evento:@feiraict

Ascom-Fapespa

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +