Fapespa divulga o Produto Interno Bruto (PIB) 2018 dos municípios do estado do Pará

Data: 18/12/2020

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), no auditório da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), o lançamento do Produto Interno Bruto (PIB) 2018 dos municípios do estado do Pará. Também foram apresentados outros documentos de estatísticas e estimativas produzidos pela Fapespa em 2020.

O PIB é o indicador de desempenho econômico mais usado, pois compõe inúmeros indicadores de desenvolvimento e possui perfeita comparabilidade com as demais Unidades da Federação e Municípios. A Coordenadoria de Estatística Econômica e Contas Regionais (CEECR), da Fapespa, é o órgão responsável por essas estimativas no Estado.

Esse estudo fornece informações sobre os diversos agentes da sociedade, como o peso da administração pública na economia, o nível de consumo de insumos das principais atividades econômicas e o peso dos impostos no produto interno bruto, entre outras - dados estes fundamentais e norteadores à tomadas de decisões políticas, econômicas e sociais.

Lançamento - No evento de apresentação do PIB, estiveram presentes servidores da Fapespa, bem como a Imprensa local para fazer a divulgação na mídia.

Os dados foram apresentados pela coordenadora de Estatística Econômica e Contas Regionais da Fapespa, Maria Gláucia Pacheco Moreira. Também participou da apresentação o diretor de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação da fundação, José Gonçalves do Santos Paes.

Ao disponibilizar mais esta publicação, a Fapespa cumpre com sua missão de “Produzir, sistematizar, analisar e divulgar dados estatísticos do estado”, de forma a atender a demanda por informações advindas dos vários segmentos da sociedade.

Você pode conferir o documento completo do PIB 2018 dos Municípios aqui: http://www.fapespa.pa.gov.br/produto/contasregionais/263

Sistemas Fapespa - Além do lançamento do PIB, também foram apresentados alguns documentos, estatísticas e indicadores produzidos pela Fapespa em 2020.

Esses documentos são:

• Estatísticas Municipal
  • Anuário Estatístico do Pará 2020
  • Radar de Indicadores das Regiões de Integração 2020
  • Pará no Contexto Nacional 2020
  • Pará em Números 2020

Esses produtos são de autoria da Coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação (CEDI-DETGI/Fapespa). E foram apresentados pela servidora Walenda Silva Tostes.

Para acessar os documentos, vá ao site da Fapespa, clicando no link http://www.fapespa.pa.gov.br/produto/

Texto: Elizandra Ferreira

Fotos: Wagner Santos