Webinário: Pesquisa e desenvolvimento nas empresas Brasileiras - Desafios, oportunidades e obstáculos

A Academia Brasileira de Ciências organizará a 15ª edição de seus Webinários, o evento acontecerá na terça-feira, dia 14/7, às 16h (horário de Brasília).

Data: 14/07/2020

A indústria brasileira tem sofrido não apenas com as crises econômicas recentes, mas também com o rápido avanço tecnológico dos países líderes globais. A crise provocada pelo novo coronavírus agrava essa situação. No contexto da integração da ciência com o mercado, ambientes que desenvolvam formação avançada conectada à pesquisa e inovação são fundamentais para uma mudança de cenário. Embora a situação seja muito heterogênea no país, várias empresas têm obtido bons resultados com atividades de P&D direcionadas à inovação. Essas iniciativas bem-sucedidas precisam ser divulgadas e servir como estímulo para outras.

Para discutir o tema, convidamos:

• Gianna Sagazio

A economista é diretora de Inovação da CNI - Confederação Nacional da Indústria, responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Membro de Conselhos e Comissões de diversas entidades públicas (FNDCT, Finep, CGEE, Academia Brasileira de Ciências), ela é mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Católica de Brasília - UCB, certificada pela The Wharton School University of Pennsylvania em Estratégia e Inovação. Ela vai apresentar as ações da MEI e da CNI para a superação dos obstáculos impostos à indústria nacional.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Carlos Henrique de Brito Cruz

O engenheiro de eletrônica e Acadêmico é professor titular no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, da qual foi reitor (2002-2005). Presidiu a FAPESP (1996-2002) e foi seu diretor-científico por 15 anos (2005-2020). Ele vai apresentar alguns bons resultados em P&D para inovação em empresas no Brasil e também desafios ainda não superados.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Leone Andrade

O engenheiro aeronáutico e mecânico é reitor do Centro Universitário do SENAI CIMATEC, onde também é diretor de Tecnologia e Inovação do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia. Ele é doutor pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com especialização em soldagem pelo Instituto Paton, na Ucrânia. Seu foco será nos modelos existentes de integração da ciência com o mercado e na experiência do Senai Cimatec, na Bahia.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente para a Região Nordeste e Espírito Santo, Jailson Bittencourt de Andrade.

Faça sua inscrição gratuita em: https://bit.ly/abcwebinario15