Edital Equidade Racial na Educação Básica - Pesquisa aplicada e artigo científico

Data: 02/06/2020

O objetivo deste Edital é identificar e apoiar pesquisas, bem como selecionar e reconhecer artigos que apontem soluções para os desafios da construção da equidade racial na Educação Básica. O fomento é uma iniciativa do Itaú Social com realização do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e parceria do Instituto Unibanco, da Fundação Tide Setubal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), unidos no propósito de fortalecer coletivos de pesquisa nessa temática e mapear oportunidades estratégicas de atuação.

O Edital de Equidade Racial está dividido em duas categorias:

a) Pesquisa aplicada: podem se inscrever mestres ou doutores, que já possuam ou estabeleçam cooperação formal com escola(s) pública(s) ou rede de ensino municipal ou estadual ou, eventualmente, com o terceiro setor (organização da sociedade civil – OSC da área da educação). Serão selecionados 15 projetos de pesquisa aplicada, que receberão um aporte de R$ 150 mil cada, além de uma bolsa no valor de R$ 3 mil para o pesquisador coordenador, no período de 18 meses.

b) Artigo científico: podem participar graduados, mestres e doutores, desde que o artigo seja inédito e a titulação do autor tenha sido obtida há no máximo cinco anos. Dois artigos de cada modalidade receberão reconhecimento financeiro. As modalidades e os valores são: graduados: R$ 3 mil; mestres: R$ 5 mil e doutores R$ 8 mil. Também receberá menção honrosa um artigo de cada modalidade.

Link Edital: https://editalequidaderacial.ceert.org.br/