Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
UFPA inaugura um Centro de Internacionalização no Campus

UFPA inaugura um Centro de Internacionalização no Campus

O objetivo é expandir as oportunidades de internacionalização para a comunidade acadêmica e auxiliar na permanência e adaptação dos estudantes estrangeiros em Belém.

Data: 11/02/2020

Na manhã de ontem, 5 de fevereiro, a Universidade Federal do Pará (UFPA), inaugurou seu Centro de Internacionalização. O espaço irá receber pesquisadores, estudantes e eventos internacionais, palestras, workshops e exposições, além de prestar apoio e acompanhamento os estudantes estrangeiros. O objetivo é expandir as oportunidades de internacionalização para a comunidade acadêmica e auxiliar na permanência e adaptação dos estudantes estrangeiros em Belém.

Compuseram a mesa de abertura o Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e a Pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, Marília de Nazaré Ferreira. A cerimônia também contou com a presença de diretores, professores e pró-reitores da UFPA, bem como integrantes das fundações parceiras da Prointer e que fazem parte do projeto.

“A missão é acolher a comunidade internacional, que inclui os estudantes, pesquisadores e professores, atuando como escritório principal de ligação entre estes e outros setores da UFPA, para aconselhamento antes, durante e depois de sua estadia na universidade, fazendo ponte entre os estudantes estrangeiros as faculdades, agências governamentais e outros”, explicou a Pró-Reitora.

O espaço conta com dois auditórios, 4 salas de aula, um escritório para recepção de pesquisadores e estudantes estrangeiros, uma secretaria, a Casa de Estudos Germânicos e sua sala de leitura, a Casa Brasil África, a Casa de Estudos Francófonos, o Instituto Confúcio, a Cátedra João Lúcio de Azevedo do Instituto Camões, a coordenação do programa Idioma Sem Fronteiras e o Centro de Recursos Didáticos de espanhol.

O Reitor da UFPA afirmou que, além da cooperação acadêmica e científica, deseja-se promover o multiculturalismo e interação de diferentes visões de mundo, para que assim as sociedades possam estudar e solucionar problemas individuais de forma mútua. “Nós não podemos abrir mão desta oportunidade de diálogo e mobilização, que podem nos ajudar a cumprir nosso papel no que diz respeito ao desenvolvimento regional”, completou.

Recentemente, foi criado um processo seletivo para o ingresso de alunos estrangeiros em vulnerabilidade, refugiados, apátridas, exilados, etc. “O Centro de Internacionalização terá sempre as portas abertas para pessoas de todas as instituições, ou que não estejam numa instituição de ensino superior, mas que queiram usar e desfrutar daquilo que a UFPA oferece. Seguimos nosso propósito de pintar nossa universidade com todas as cores, vozes e letras; ela é aberta a todos”, finalizou Emmanuel Zagury Tourinho.

 

 

 

Fotos: Nayana Batista

Texto: Elizandra Ferreira

 

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +