Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Faespa cria Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Faespa cria Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS são uma agenda internacional, onde países que fazem parte da Organização das Nações Unidas comungam desses 17 objetivos e 169 metas.

Data: 07/02/2020

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2015, dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com a finalidade de observar e comparar o grau de implementação dessa agenda nos municípios, o Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), criou o Observatório ODS, que irá facilitar o cumprimento dessas metas em prol da sustentabilidade.

Os ODS são uma agenda internacional, onde países que fazem parte da Organização das Nações Unidas comungam desses 17 objetivos e 169 metas. Assim, estes países reconhecem a necessidade e agem no intuito de erradicar a pobreza, estimular as cidades sustentáveis, preservar a natureza, garantir saúde e educação de qualidade, a igualdade de gêneros, dentre outras questões.

Porém essas iniciativas são isoladas, tanto no que diz à implementação, quanto ao acompanhamento desse processo. “A importância de criação do Observatório de ODS no âmbito da FAPESPA é que nós estaremos propondo, através de um fórum de discussão com outras instituições de pesquisa, uma parametrização dos dados municipais e estaduais que se refletem nos ODS”, afirma o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Fapespa, Márcio Ponte.

O Observatório ODS do Governo do Estado do Pará é inovador em dois aspectos: é o primeiro do país vinculado a uma Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP); e também é o primeiro do país a adotar o modelo elaborado pela Rede ODS Brasil para a Câmara Temática “Parcerias e Meios de Implementação da Comissão Nacional”.

“No âmbito de uma FAP é um projeto inédito, já que a FAPESPA não somente ampara o apoio a pesquisa e os estudos, como também produz estudos. Esse observatório vem justamente ao encontro dessa atividade finalista que é produzir conhecimento”, completa o Diretor.

Fapespa e ODS - A FAPESPA é membro da Rede ODS Brasil e participa do GT Acompanhamento de Progresso da Agenda 2030, que tem por objetivos: fomentar a troca de experiências entre Governos Municipais e Estaduais que alinharam a gestão às Agendas de Desenvolvimento da ONU; mapear as linhas de base e indicadores que estão sendo adotados por esses Governos para acompanhar esse processo; definir, de forma colaborativa, um conjunto de indicadores - utilizando dados administrativos desagregados e georreferenciados - que permita a parametrização entre Governos Subnacionais e a metrificação do processo de desenvolvimento, assegurando o efetivo acompanhamento de progresso da implementação da Agenda 2030 no país.

 

 

 

Texto: Elizandra Ferreira

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +