Faespa cria Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Data: 07/02/2020

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2015, dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com a finalidade de observar e comparar o grau de implementação dessa agenda nos municípios, o Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), criou o Observatório ODS, que irá facilitar o cumprimento dessas metas em prol da sustentabilidade.

Os ODS são uma agenda internacional, onde países que fazem parte da Organização das Nações Unidas comungam desses 17 objetivos e 169 metas. Assim, estes países reconhecem a necessidade e agem no intuito de erradicar a pobreza, estimular as cidades sustentáveis, preservar a natureza, garantir saúde e educação de qualidade, a igualdade de gêneros, dentre outras questões.

Porém essas iniciativas são isoladas, tanto no que diz à implementação, quanto ao acompanhamento desse processo. “A importância de criação do Observatório de ODS no âmbito da FAPESPA é que nós estaremos propondo, através de um fórum de discussão com outras instituições de pesquisa, uma parametrização dos dados municipais e estaduais que se refletem nos ODS”, afirma o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Fapespa, Márcio Ponte.

O Observatório ODS do Governo do Estado do Pará é inovador em dois aspectos: é o primeiro do país vinculado a uma Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP); e também é o primeiro do país a adotar o modelo elaborado pela Rede ODS Brasil para a Câmara Temática “Parcerias e Meios de Implementação da Comissão Nacional”.

“No âmbito de uma FAP é um projeto inédito, já que a FAPESPA não somente ampara o apoio a pesquisa e os estudos, como também produz estudos. Esse observatório vem justamente ao encontro dessa atividade finalista que é produzir conhecimento”, completa o Diretor.

Fapespa e ODS - A FAPESPA é membro da Rede ODS Brasil e participa do GT Acompanhamento de Progresso da Agenda 2030, que tem por objetivos: fomentar a troca de experiências entre Governos Municipais e Estaduais que alinharam a gestão às Agendas de Desenvolvimento da ONU; mapear as linhas de base e indicadores que estão sendo adotados por esses Governos para acompanhar esse processo; definir, de forma colaborativa, um conjunto de indicadores - utilizando dados administrativos desagregados e georreferenciados - que permita a parametrização entre Governos Subnacionais e a metrificação do processo de desenvolvimento, assegurando o efetivo acompanhamento de progresso da implementação da Agenda 2030 no país.

Texto: Elizandra Ferreira