Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Marabá recebe Seminário de Economia Política da Amazônia pela primeira vez

Marabá recebe Seminário de Economia Política da Amazônia pela primeira vez

Em sua oitava edição, o Seminário de Economia Política da Amazônia (EPA) convida todos a discutir o desenvolvimento, a diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2019.

Data: 28/11/2019

Em sua oitava edição, o Seminário de Economia Política da Amazônia (EPA) convida todos a discutir o desenvolvimento, a diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2019, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá. As inscrições são gratuitas.

Seguindo sua tradição no debate em Economia Política na/da região, o VIII EPA realiza sua maior edição reunindo em doze mesas-redondas pesquisadores de nove instituições do Brasil e exterior. Em perspectiva interdisciplinar, o evento coloca em pauta temas que relacionam a sustentabilidade e a diversidade social e produtiva nos territórios amazônicos: das experiências concretas de territórios comuns na Amazônia às pressões e transformações na agricultura familiar no planalto santareno, das dinâmicas de produção de commodities aos efeitos econômicos da minerodependência em municípios mineradores.

Das dinâmicas territoriais, o seminário põe em tela os conflitos de atores sociais e seus projetos de desenvolvimento no sudeste paraense, as multidimensões da pobreza na Amazônia Oriental e questões relacionadas à dinâmica econômica e planejamento urbano para pensar alternativas de desenvolvimento para a Amazônia, destacando o Urbano Natural como perspectiva elementar. Em consonância com acontecimentos recentes na região, a programação também propõe discutir as relações entre o mercado de terras e o desmatamento na Amazônia Oriental Brasileira.

Além das mesas de debate, o encontro prevê uma homenagem a Chico de Oliveira, expoente sociólogo brasileiro falecido este ano, além do lançamento da mais recente obra do Professor Francisco de Assis Costa, A Brief Economic History of the Amazon em Marabá, revisitando a pesquisa sobre história econômica e social da região, debatendo além das experiências históricas, perspectivas atuais e futuras da Amazônia.

O VIII EPA é realizado pelo Grupo de Pesquisa “Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” (Dadesa), coordenado pelo Prof. Dr Francisco de Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPA e com o Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O evento conta ainda com o apoio do CNPq, CAPES, FAPESPA e de grupos de pesquisa localizados em diversas universidades e instituições como as próprias UFPA e UNIFESSSPA, além da UFT, o INPE, a UFMG, a PUC/RS e a UNB. Voltado para alunos de graduação, pós-graduação, professores e todos os interessados nos debates promovidos, haverá emissão de certificados após o evento.

 

Serviço: VIII Seminário de Economia Política da Amazônia
Datas: 4 a 6 de dezembro de 2019
Local: Unifesspa - Marabá
Inscrições gratuitas em: https://t.co/ul1PMn9wAZ

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +