Fapespa participa do IV Encontro Nacional da Rede Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil

Data: 22/11/2019

Nesta semana, de 18 a 21 de novembro, aconteceu, na Paraíba (PB), o IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil, que contou com a presença do Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da FAPESPA, Márcio Ponte. No evento, foram alinhadas estratégias e ações do Governo do Estado de Pernambuco e do Governo do Estado do Pará para implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Encontro foi articulado pela fundadora da Rede ODS Brasil, Patrícia Menezes, que participou via Skype. Estiveram presentes, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Pernambuco: Natalia Farias, da SEPLAG; Micheline Batista, da ONG Gestos;  Mario Calado, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PE; Mônica e Ana Nery, da Associação dos Municípios de Pernambuco AMUP; Priscila, do SEBRAE local; professoras Rosimar e Valéria, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Ana Cassia, da FACEP; Marion, da Prefeitura de Moreno (RMR); e Luciana Távora, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

A reunião possibilitou trocas de práticas e experiências exitosas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A comitiva paraense foi representada pela FAPESPA, SEMAS, TCE e TCM, que se articularam ativamente. Ao fim do evento, foi decidido que a 5ª edição do Encontro será no Pará, em Belém e Barcarena.

Esta foi uma grande vitória para os governos Estadual e Municipal, assim como para Instituições de Controle e de Representação Municipal do Estado do Pará. Além disso, a FAPESPA será o primeiro Observatório de ODS de uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) do Brasil.

A Rede ODS Brasil - É um coletivo formado por instituições do Poder Público; instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão; e Organizações da Sociedade Civil que têm por objetivo estabelecer parcerias multissetoriais que contribuam com a efetiva implementação da Agenda 2030 no país.

ASCOM - FAPESPA