Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CDE) foi instalado, oficialmente, no dia 30 de agosto.

Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CDE) foi instalado, oficialmente, no dia 30 de agosto

A cerimônia ocorreu às 10h, no auditório do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do governador Helder Barbalho.

Data: 04/09/2019

Responsável por dispor sobre a política de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CDE) foi instalado, oficialmente, no dia 30 de agosto. A cerimônia ocorreu às 10h, no auditório do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do governador Helder Barbalho.

O Conselho foi criado pelo art. 230, § 1º da Constituição Estadual e é o órgão máximo de deliberação do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), que dispõe sobre a política de incentivos ao desenvolvimento socioeconômico do estado do Pará. Tem as seguintes atribuições: definir a política e os instrumentos para o desenvolvimento econômico, e garantir a busca do desenvolvimento econômico integrado setorialmente e que diminua as desigualdades regionais e pessoais.

Foram 12 representações no CDE, entre secretarias e autarquias do governo, que definiram a política de crescimento econômico do Estado.

O Pará é a 12ª maior economia do Brasil ao contribuir com 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e com 43,5% do PIB da região Norte. Com esses resultados, o Estado se destaca como o maior mercado consumidor e a maior economia da Amazônia e do Norte do Brasil. Seu PIB, em 2016, foi de R$ 138 bilhões, crescendo nominalmente 5,48%, resultado do Valor Adicionado (VA), que chegou a R$ 124 bilhões e variou 5,47% em relação ao ano anterior.

Participaram do evento: Presidente da Fapespa, Carlos Maneschy, o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Márcio Ponte,  o secretário extraordinário de estado e cidadania, Ricardo Balesteri e o titular da FAEPA, Carlos Xavier.

 

 

 

 

Texto: Governo do Estado - SECOM com contribuição da ASCOM - FAPESPA

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +