MUSEU GOELDI LANÇA EDITAL PARA MESTRADO EM DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL

Com uma abordagem multifacetada e transdisciplinar, o curso tem como área de concentração as dinâmicas históricas e contemporâneas da diversidade sociocultural da Amazônia. Nesta seleção, são 14 vagas ofertadas e o período de inscrições inicia no dia 11 d

Data: 11/03/2019

Já está disponível o edital de seleção para o Mestrado em Diversidade Sociocultural, o primeiro curso de pós-graduação na área de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi. As inscrições iniciam no dia 11 de março e vão até 26 de abril. Aprovado em 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) teve sua proposta avaliada como inovadora e inédita, tanto na Amazônia, quanto no Brasil, passo importante que consolida a atuação do Museu Goeldi na formação de pesquisadores de alto nível na região amazônica.

O objetivo do PPGDS é estudar as diferentes formas de pensamento, organização social e relação com o meio ambiente na Amazônia, as quais, ao longo do tempo, imprimiram marcas na paisagem física e nas sociedades locais. A área de concentração do programa chama-se “Dinâmicas históricas e contemporâneas da diversidade sociocultural”, ou seja, o curso propõe uma formação baseada no estudo das dinâmicas que configuram a atual diversidade biológica e sociocultural da Amazônia em uma perspectiva de longa duração. Para isso, lançará mão de diferentes tradições de pesquisa existentes nas Ciências Humanas (Antropologia, Arqueologia, História, Linguística e áreas correlatas), permitindo uma abordagem multifacetada e transdisciplinar do objeto de pesquisa.

Mais informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural, na Coordenação de Ciências Humanas, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme – Belém – Pará – CEP 66077-530).

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: +55 (91) 3217-6046

E-mail: ppgds@museu-goeldi.br