Fapespa divulga assinatura dos ICAAFs das Chamadas INTERPARÁ

Data: 25/05/2018

A Fapespa realizou na manhã desta sexta-feira, 25, o ato público de assinatura dos Instrumentos de Concessão e Aceitação de Apoio Financeiro (ICAAFs) das Chamadas do Interpará de apoio ao desenvolvimento de redes de pesquisa na Região de Integração do Baixo Amazonas (Interpará I) e da Região de Integração Xingu / Tapajós (Interpará III). Participaram da assinatura ao lado do presidente da Fapespa, Helder Mello, os professores José Antônio Herrera e Domingos Luiz Diniz.

De acordo com o presidente da Fapespa, “o Interpará não é mais um instrumento de governo, mas de estado, e essa condição de instrumento de estado é o nível de valor que nós estamos dando para o recurso público, recurso do tributo que vem ao encontro justamente daquilo que pode fazer a mudança não só da condição que estamos atualmente, mas principalmente das próximas gerações para o estado brasileiro. O Interpará cumpre um principio extremamente importante do orçamento público que determina você fazer a repartição dele de forma regionalizada, e isso conseguimos fazer das esferas da ciência e tecnologia e inovação através das instituições de ensino. Agora estamos esperançosos de que este resultado da pesquisa dos trabalhos dos professores venham não só ser eficiente no que diz respeito a parte da ciência, mas ser ferramenta de mudança de vida da nossa população”, afirmou.

Para o coordenador do projeto “Várzeas e Ribeiras do Baixo Amazonas”, Domingos Luiz Diniz, “é importante frisar que este momento traz pra gente uma alegria muito grande que já havia refletido em outras circunstâncias com a presidência da Fapespa dizendo que é importantíssimo a relevância que se distribua os recursos de forma equânime para que se possa atingir e alcançar centros de desenvolvimento de excelência e pesquisa, além da transferência de tecnologia para estimular os arranjos das cadeias produtivas. Então, hoje estamos aqui com a região Oeste do Pará em regozijo com essa assinatura que é um marco na nossa história de ciência e tecnologia da região do Tapajós e do Baixo Amazonas”, disse.

Quem compartilha da mesma opinião é o professor José Herrera que coordena o projeto Redex: impactos econômicos, sociais e ambientais da Hidrelétrica Belo Monte. “Temos que agradecer a Fapespa pelo momento oportuno. Com certeza é um marco para nós que conseguirmos congregar em função dessa provocação via edital três instituições (UFPA, UEPA e IFPA). Estreitamos as relações e hoje temos 70 pesquisadores das três instituições congregando em um único objetivo a partir de suas ferramentas, mas com objetivo comum. Então, foi extremamente significativo pra nós, e além disso pode nos permitir prospectar outros editais e concorrer com a solidez”, concluiu.