Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Fapespa realiza XII reunião do GEAC

Fapespa realiza XII reunião do GEAC

Data: 25/04/2018

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realizou nesta quarta-feira, 25, a XXII Reunião do Grupo Interinstitucional de Estudos e Análise Conjuntural (GEAC), no auditório da Fundação. Nesta edição, foram apresentados os informes conjunturais da Fundação e do Banco Central, bem como o Boletim Mensal de Arrecadação da Secretaria da Fazenda (SEFA).

Para o presidente da Fapespa, Helder Mello, o grupo tem grande importância no desenvolvimento do estado. “Estamos dando continuidade a responsabilidade da Fapespa no que diz respeito a instrumentalizar não só a estrutura de governo, mas também a própria iniciativa privada em relação à condição que o mercado imputa isso. Acima de tudo isso, eu ainda considero que a sociedade é quem tem que ganhar. Ela precisa cada vez mais absorver e se emponderar dessas informações para poder acompanhar o resultado da gestão pública não só de arrecadação, mas também da aplicação desses recursos públicos e ver também o quanto isso impacta na nossa economia”, afirmou.

De acordo com os dados apresentados, o Índice de Preço ao Consumidor da Região Metropolitana de Belém (IPC/RMB) registrou a taxa de 0,13% em Março de 2018, ficando -0,09 ponto percentual abaixo do registrado no mês de fevereiro de 2018 quando alcançou 0,22%. Entre os nove grupos de despesas pesquisados, os que apresentaram as maiores contribuições para a formação da taxa de 0,13% do IPC de março foram: comunicação, alimentos e bebidas, transporte urbano e habitação.

Outra pauta que fez parte dessa edição do GEAC foi a apresentação do Boletim Mensal de Arrecadação da SEFA. O boletim consolida dados sobre a arrecadação própria e transferida do Estado do Pará e apresenta o desempenho dos tributos estaduais, com foco no ICMS. Além de apresentar os principais indicadores econômicos que impactam a arrecadação do Estado.

O Auditor fiscal Bernardo Janot foi quem apresentou os dados e avaliou a interação e o debate da reunião. “A Sefa participa do GEAC desde o inicio, mas hoje foi a primeira vez que apresentamos algo. A interação e o debate com o público foi muito positivo. Essa é uma iniciativa de dar mais transparência aos dados da arrecadação e essa apresentação cumpriu seu objetivo”, concluiu.

Na ocasião, o presidente da Fapespa acompanhado do ex-presidente da Fundação, Eduardo Costa, entregaram à senhora Nilma Tavares, uma placa de homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em vida pelo senhor Raul Tavares que também integrava o Grupo Geac e que faleceu no último mês.  

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +