Presidente da Fapespa participa do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa do Pará

Data: 12/03/2018

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, participou na manhã desta segunda-feira, 12, do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa do Pará. O encontro aconteceu no auditório II da nova unidade do Centro Universitário do Pará (Cesupa). Na ocasião, o presidente apresentou um balanço geral dos investimentos realizados pela Fundação nos últimos três anos em ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com Eduardo, “foi uma reunião de trabalho extremamente positiva. Os dirigentes das instituições de ensino superior e pesquisa do Pará apresentaram as suas demandas, os seus questionamentos em relação a Fapespa. Além disso, foi um processo de prestação de contas daquilo que a Fundação fez nos últimos anos, mas acima de tudo, um ajuste institucional com o objetivo de atender a demanda da comunidade acadêmica. Não temos como pensarmos na construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva, sem investimentos maciços em educação, ciência, tecnologia e inovação. E esses investimentos precisam ser pensados e construídos de forma sistêmica e integrada, e o Fórum permite isso, a integração institucional, a construção de sinergias, a definição de agendas estratégicas prioritárias”, disse.

O Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa do Pará foi criado em 2001. Atualmente conta com 11 instituições participantes, sendo elas públicas ou privadas. O evento tem como objetivo estabelecer ações que envolvam os membros participantes no campo do ensino de graduação e pós-graduação, no campo da pesquisa da extensão. “Sempre procuramos receber os gestores públicos que posam junto conosco criar uma agenda positiva. Dai a razão de termos tido nessa sessão a presença horrorosa do presidente Eduardo Costa”, afirmou Sérgio Mendes, presidente em exercício do Fórum.

O reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Marcel Botelho, ressaltou a importância da Fapespa na participação do Fórum. “A partir do momento que você traz a discussão para o coletivo, ela ganha força porque aqui nós conseguimos congregar todas as ideias, todos os interesses das diferentes instituições, e decidir qual é o melhor caminho", concluiu.