Fapespa apresenta produto "Mulher em Números no Pará"

Data: 08/03/2018

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado sempre no dia 08 de março, disponibiliza o “Mulher em Números no Pará”, uma síntese com os indicadores que demonstram os avanços e desafios alcançados pelas mulheres.

De acordo com o estudo, em 2017, do total de 8.367 habitantes, 50% eram mulheres. Dessas, 39% eram economicamente ativas e 36% estavam ocupadas. Revela ainda que, nos últimos 12 anos, diminuiu a diferença salarial do homem em relação à mulher no estado. Em 2005, a diferença era de 34%. Já em 2017, esse número retraiu para 17,29%.

Na proporção de mulheres chefes de família, também podemos perceber uma maior procedência da mulher nos últimos anos. Até 2015, 44% dos tipos de famílias paraenses foram chefiadas por mulheres, com destaque para a categoria mãe com filhos de 14 anos ou mais, com 24%, o maior número entre todos os tipos de família.

No âmbito da política, um dos maiores desafios na busca pela igualdade de gênero, em 2016, do total de vereadores eleitos, 14% foram mulheres. E do total de prefeitos eleitos, 15%. Em 2014, do total de deputados estaduais eleitos, 7,32% foram mulheres. E do total de deputados federais eleitos, 17,65%.