FAPESPA E BANCO DA AMAZÔNIA DISCUTEM EDITAL DE FOMENTO E AMPARO À PESQUISA NA AMAZÔNIA

Data: 10/01/2018

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), por meio do diretor-presidente, Eduardo Costa, recebeu nesta quarta-feira, 10, a visita do gerente executivo de programas de governo do Banco da Amazônia, Oduval Lobato, e da economista Maria Lúcia Bahia. Em uma reunião de trabalho, foram alinhados os primeiros detalhes para a construção de um edital conjunto, que será lançado ainda no ano de 2018, envolvendo as Faps da Amazônia.

Segundo o diretor-presidente da Fapespa, o intuito é estimular e fomentar a criação de uma rede de pesquisas dos pesquisadores da Amazônia. “A partir desse edital, o objetivo é desenvolver o projeto de pesquisa para o desenvolvimento regional da Amazônia nas cadeias produtivas e nos arranjos produtivos que são estratégicos para a nossa região. Podemos considerar isso como elemento importante para a consolidação de um sistema regional de inovação”, destacou Eduardo Costa.

O Banco da Amazônia está diretamente relacionado com o desenvolvimento econômico da região amazônica nas últimas seis décadas. Atualmente, a atuação está voltada para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, por meio da definição de critérios rigorosos na análise do crédito. Dessa forma, é importante estabelecer a parceria com a Fapespa.

Oduval Lobato explica que o edital deverá contar com recursos múltiplos das instituições para apoio a pesquisa. “Se trata de um edital público para apoio à pesquisa, envolvendo múltiplas parcerias. Inicialmente, estamos deslumbrando a perspectiva de fechar com a Fapespa, com a Fapeam e também a busca de recursos com o BNDS. Nesse primeiro momento, reunimos para vislumbrar as possibilidades de construção do edital”, concluiu.