FAPESPA E BIOTEC-AMAZÔNIA ALINHAM PARCERIA

Data: 09/01/2018

Nesta terça-feira, 9 de janeiro, o diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Eduardo Costa, recebeu na fundação a visita do diretor-presidente da BioTec- Amazônia, o professor Seixas Lourenço. Na ocasião, foi realizada uma reunião com o objetivo de alinhar uma parceria entre a Fapespa e a BioTec-Amazônia.

De acordo com o diretor-presidente da Fapespa, a parceria tem como objetivo fomentar e amparar pesquisas para gerar produtos da bioeconomia. “A parceria que estamos alinhando com a BioTec-Amazônia é estratégica, pois a biodiversidade é uma cadeia produtiva essencial para o estado do Pará. O nosso objetivo é fomentar e amparar pesquisas que possam gerar produtos da bioeconomia, verticalizar a produção e gerar emprego e renda", afirmou Eduardo Costa.

A BioTec-Amazônia é uma associação de direito privado, qualificada pelo Governo do Estado do Pará como organização social para promover o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional. A BioTec sustenta-se na tríade: Ciência-Indústria-Sociedade, pois entende que a pesquisa aliada à produção correta gera benefícios imediatos para toda comunidade e, dessa forma, é importante estabelecer a parceria com a Fapespa.

Para o diretor-presidente da associação, o professor Seixas Lourenço, é importante a parceria é fundamental “Porque a BioTec-Amazônia é qualificada pelo governo do estado do Pará para fazer a gestão do programa que é uma das prioridades do Pará 2030. A Fapespa tem um papel fundamental principalmente no que se refere à tração de talentos na obtenção de bolsas. O que nós exploramos nesse diálogo é a possibilidade de retornar um programa focado nas cadeias produtivas do estado, atraindo talentos locais, regionais e até mesmo de outros países. E também trabalhar juntos na produção de estudos, panoramas e estudos estratégicos nessas áreas de alimentos, cosméticos, recursos florestais,que é uma tradição do estado do Pará”, concluiu.