Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Fapespa participa de I Seminário dos Projetos de Pesquisas Aprovados pelo Termo de Cooperação

Fapespa participa de I Seminário dos Projetos de Pesquisas Aprovados pelo Termo de Cooperação

Data: 20/09/2017

O presidente da Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Eduardo Costa, participou do I Seminário dos Projetos de Pesquisas Aprovados pelo Termo de Cooperação Técnico Financeira, que tem valor de R$ 3 milhões de reais e que foi assinado entre a Fapespa e a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. O seminário aconteceu nesta quarta-feira, 20, no auditório da SC, e teve como objetivo apresentar os projetos financiados pela assinatura do termo entre os dois órgãos. O investimento disponibilizado visa incentivar a pesquisa nas áreas da saúde e afins, bem como os estudos pautados nas políticas do SUS, que objetivam o desenvolvimento de pesquisa, a construção de tecnologias em saúde, o fortalecimento da produção científica e tecnológica, além do melhoramento da infraestrutura para prática da pesquisa.

A ação inédita pela Fapespa faz um investimento em pesquisas voltadas à saúde, por meio da nova parceria, proporcionando aos projetos de pesquisas a integração de diversos grupos de pesquisa, auxiliando, assim, no desenvolvimento de competências dos pesquisadores em relação à produção de tecnologias de saúde, recursos de gestão, planejamento hospitalar e desenvolvimento humano.

De acordo com o presidente Eduardo Costa, “tivemos um convenio de R$ 3 milhões de reais, fizemos um edital interno e hoje estamos aqui com sete projetos de pesquisa que foram selecionados e tem por objetivo melhorar os indicadores de saúde na fundação. Nossa expectativa aqui em relação a esses projetos é muito alta e o que aconteceu foi empenhando de outras ações. Com isso a Fapespa vem quebrando paradigmas, mostrando que a fundação de amparo e pesquisas apoia pesquisas na área da saúde nos nossos hospitais públicos do Estado do Pará”, disse.

Ainda segundo Eduardo, “a Fapespa apoia aquilo que tem resultado social, que gera impacto, seja na saúde pública ou na área de tecnologia. A nossa expectativa com esses projetos de pesquisa e que possam gerar um impacto no tratamento de saúde da Santa Casa, na diminuição da mortalidade infantil, da diminuição do tempo de tratamento clinico e que isso possa ser o primeiro passo de inúmeros convênios que a gente possa assinar. Isso é transparência e prestação de contas”, declarou.

O Termo de Cooperação vem como um incentivo e auxílio para a criação de processos de pesquisa da Santa Casa para a própria Santa Casa, sendo coordenado por Mestres e Doutores que desenvolverão pesquisas em saúde e tecnologia, impactando na melhoria da qualidade e assistência. As linhas de abordagens das pesquisas são nas referências do atendimento da fundação, como a atenção de alto risco na saúde da mulher e da criança, bem como em processos de saúde-adoecimento em gerais doenças.

Para a presidente da Santa Casa, Rosangela Brandão, “estamos na fase de desenvolvimento dos projetos de pesquisa e a população já começou a usufruir dos benefícios. Tivemos resultados positivos e em breve, as pesquisas, dentro do período de cada projeto, apresentarão os resultados estatísticos oficiais com o foco na a melhoria da saúde dos nossos pacientes”, afirmou.   

Para Iolanda Dayse Costa, coordenadora de um dos projetos apresentados, “nós estamos nos organizando, algumas etapas de alguns projetos já até começaram. Com essa parceria nós teremos estrutura para poder dar andamento nos nossos objetivos beneficiando, sobretudo o recém-nascido e a mulher”, concluiu.

 

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +