Fapespa lança editais Interpará 2017, edital Guyamazon e edital de Iniciação Científica

Data: 31/08/2017

(Foto: Cristino Martins / Agência Pará)

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou nesta quinta-feira, 31, na II Reunião do Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Programa Municípios Sustentáveis, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (HANGAR), os Editais Interpará 2017, o edital Guyamazon e o edital de Iniciação Científica. A Fapespa, por meio do Governo do Estado, está investindo o aporte financeiro no valor superior a R$ 6 milhões nas chamadas 2017/2.

Os Editais Interpará 2017 representam uma estratégia criada para corroborar com as políticas públicas do Governo do Estado do Pará, referentes às ações estratégicas do “Pará 2030”, voltadas para o desenvolvimento das regiões de integração, por meio da formação de redes de pesquisa, da qualificação de recursos humanos e da modernização de laboratórios de pesquisa científica. Ao todo, a Fapespa investe o aporte financeiro no valor de R$ 5 milhões aos editais Interpará 2017, contemplando as seguintes regiões de integração: Rio Caeté, Tocantins, Rio Capim, Guamá e Marajó.

Para o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, o Interpará é a promoção da quebra de paradigmas. “O Estado do Pará vem dando um exemplo para o Brasil hoje ao lançarmos R$ 5 milhões de reais para os Editais Interpará que vão contemplar as regiões: Tocantins; Marajó; Rio Caeté, Rio Capim/ Guamá. Em um momento onde temos que algumas partes do Brasil vivem cortes na área de pesquisa, de ciência, tecnologia e inovação. Só esse ano já foram R$ 13 milhões de reais lançados em bolsas de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado. Isso é uma diretriz nova da Fundação, do governo do estado, que parte do pressuposto que nós precisamos ampliar os grupos de excelência e apoiar pesquisas nas universidades que estão sediadas nas diversas regiões. Isso é uma estratégia que estamos adotando com o objetivo de apoiar também a geração de pesquisas que ajudem a consolidar a estratégia do Pará 2030, ajudando na verticalização da produção, agregando valor e gerando mais emprego no Pará”, disse

O Guyamazon é o apoio oriundo da cooperação internacional entre Brasil e França, Pesquisas científicas relativas aos desafios da Amazônia e Mobilidade de pesquisadores e estudantes entre ambas as nações. Além disso, apoia a execução de projetos de pesquisa conjuntos mediante a colaboração científica e tecnológica entre pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Pesquisa (IP) do estado do Pará e pesquisadores franceses, com foco em ações voltadas para a Região.

Já o Edital de Iniciação Científica refere-se à concessão de bolsas para os Programas de Iniciação Científica das IES e IP do Estado do Pará com o objetivo de incentivar e desenvolver o pensamento e a prática científica de estudantes de graduação na iniciação à pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Para a Secretária Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, “tivemos o lançamento de mais editais da Fapespa, entendendo a tripla revolução que o Governador Simão Jatene tanto fala, por novas formas de produção, por mais conhecimento e por novas formas de gestão e governança, ela tem que tá de maneira muita harmônica e convergente”, finalizou.