Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Ampliação de cooperações e parcerias são discutidas no Fórum do Confap em Belém

Ampliação de cooperações e parcerias são discutidas no Fórum do Confap em Belém

Data: 18/08/2017

A pauta do segundo dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi marcada por debates e deliberações acordadas com parceiros federais e organismos internacionais. Estiveram presentes nas mesas e discussões, com os presidentes e diretores das FAPs, representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Delegação da União Europeia no Brasil e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará.

Antecedendo as discussões, foi apresentada a 1ª edição do Boletim da Ciência do Estado do Pará. Em seguida, a primeira mesa de debates foi pautada pelo tema “O Papel da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento da Amazônia”. A matéria foi moderada pelo presidente da Fundação Amazônia de Amparo à Pesquisa (Fapespa), Eduardo Costa, e debatida pelo secretário do MCTIC, Jailson de Andrade, pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro e pelo secretário Alex Fiúza. Acrescentando à pauta, o Ministério anunciou novos editais voltados aos biomas brasileiros, incluindo a Amazônia, e a expectativa de uma nova chamada voltada para um possível novo bioma situado sob a foz do Rio Amazonas e que tem, segundo ele, grande potencialidade de exploração.

Na sequência, foram debatidos acordos e convênios com parceiros das agências federais, como CNPq, Capes e Finep, e organismos internacionais, como a União Europeia. A mesa foi coordenada pela presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e contou com a participação do diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo Santana, do diretor da Finep, Wanderley de Souza, do coordenador de Programas Estratégicos da Capes, Tarcísio Teixeira, e do chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita. A pauta trouxe uma revisão dos acordos já existentes e perspectivas para novas chamadas.

Na parte da tarde, foi apresentado um resumo de um novo projeto a ser desenvolvido em parceria com a Finep. Trata-se do Projeto Centelha, apresentado na reunião por Marcelo Camargo, do Departamento de Programas Descentralizados da Finep. A proposta, ainda em estudo pelas FAPs, trata do empreendedorismo inovador para ideias de negócios. Durante as discussões foram pontuadas ações prévias de fomento à inovação nos Estados, sobretudo no Espírito Santo, onde recentemente foi lançado a primeira edição do Sinapse da Inovação, com sucesso absoluto de público, conforme esclareceu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Jose Antonio Bof Buffon.

Ao final do dia, foram apresentados resultados das parcerias internacionais por meio de editais lançados pelo Confap, no conjunto de suas Fundações. Nessa pauta estão incluídos, além da União Europeia, as cooperações bilaterais com o Reino Unido, França e Itália.

 

Comunicação Confap

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +