Belém reúne fundações de pesquisa de todo o Brasil para debater Ciência e Tecnologia

Data: 16/08/2017

Menos de 1% dos recursos federais são investidos na Amazônia em termo de ciência e tecnologia, o que preocupa muitos pesquisadores, já que trata-se da maior biodiversidade do planeta, no centro do interesses internacionais, mediante à carência de conhecimento para conciliar desenvolvimento e preservação, por meio de investimentos em capacitação, pesquisa e inovação. De hoje (16) até sexta-feira (18), esse papel da ciência e tecnologia na região será debatido por representantes de  todas as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que compõem o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)  para debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. O evento do Confap será uma realização da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Também são esperadas autoridades de órgãos governamentais, das agências de fomento federais, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do setor empresarial, como a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Presença confirmada, ainda, de representantes de organismos internacionais, como a Comissão Europeia, e de entidades representativas da ciência, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A solenidade de abertura do evento será livre ao público, a partir das 19h desta quarta, no Palácio dos Despachos, na avenida Doutor Freitas, em Belém. Em seguida, a Fapespa lançará o Boletim de Ciência, Tecnologia & Inovação Pará 2017. Terá, ainda, a palestra "Amazônia: o maior desafio nacional do século XXI", apresentada pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello. Amanhã, de 9h às 10h30, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a sociedade também está convidada a participar da mesa redonda que debaterá sobre o papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento da Amazônia. Logo após, a Fapespa apresentará os dados do Boletim de Ciência, Tecnologia & Inovação Pará 2017. No restante da programação serão realizadas reuniões fechadas entre os participantes do fórum.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FÓRUM NACIONAL CONFAP BELÉM 2017:

Fórum Nacional Confap Belém 2017

ABERTO AO PÚBLICO
16/08 - 19h - Palácio dos Despachos (Av. Dr. Freitas, 2531 - Marco):
Lançamento do  Boletim de Ciência, Tecnologia & Inovação Pará 2017
Palestra "Amazônia: o maior desafio nacional do século XXI"

ABERTO AO PÚBLICO
17/08 - 9h - Fiepa (
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré):
Mesa redonda "O papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento da Amazônia"
Apresentação dos dados do Boletim de Ciência, Tecnologia & Inovação Pará 2017