Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Projeto apoiado pela Fapespa é destaque na Feira da indústria do Pará

Projeto apoiado pela Fapespa é destaque na Feira da indústria do Pará

Data: 07/05/2015

Os executores do projeto “Colhedora de Açaí”, Roberto Pacheco e Trajano Brito, estão em Belém nesta semana para demonstrar os resultados parciais do projeto apoiado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa do Pará (Fapespa), por meio do programa Tecnova Pará, na XII Feira da Indústria do Pará (FIPA) realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

 

Siga a FAPESPA nas redes sociais - Twitter + Facebook

 

Sob coordenação de Vanessa Brito, o projeto foi iniciado no segundo semestre do ano passado e está sediado na cidade de Tucuruí, no sudeste paraense. A ideia de inventar a máquina colhedora de açaí surgiu quando o mentor da máquina, Trajano Brito, iniciou o plantio do fruto e sentiu a necessidade de criar um equipamento para a colheita, pois como é necessário escalar o açaizeiro para a retirada dos cachos, o risco de acidente é alto. Com o apoio do filho, Trajano pesquisou sobre a forma como poderia criar um equipamento capaz de oferecer segurança e, ao mesmo tempo, praticidade durante a colheita.

 

“É um sonho que estou realizando, porque a minha intenção é fazer algo inovador e promissor para pequenos produtores e para quem colhe o açaí, visto que facilitará muito o trabalho dos peconheiros (coletores)”, ressalta Trajano.

 

Roberto Pacheco, também componente da equipe executora do projeto, acrescenta que o apoio da Fapespa foi fundamental. “Nós conseguimos implantar esse projeto com o paoio da Fundação e, ainda que esteja em fase de análise dos materiais utilizados para ajustes, hoje nós já estamos aqui com esse protótipo na maior feira da indústria no estado, divulgando o produto e isso, para nós, é gratificante”, declarou.

 

O Programa Tecnova é uma iniciativa da Financiadora de Estudo e Projetos (FINEP) para trabalhar de forma conjunta com as Fundações de Amparo de Pesquisa dos Estados, como parcerias descentralizadas, estruturadas e capacitadas para dar apoio e amparo ao fomento dos projetos. No Pará, a parceria foi ampliada com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e tem a coexecução do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), que resultou em um edital de subvenção econômica para financiar propostas de micro e pequenas empresas, sediadas no estado, para o desenvolvimento de projetos inovadores.

 

Helen Barata (Ascom FAPESPA)

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +