Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Empresa do Tecnova Pará recebe a maior certificação no setor de desenvolvimento de software

Empresa do Tecnova Pará recebe a maior certificação no setor de desenvolvimento de software

Baixar anexo

A Jambu Tecnologia, uma das startups apoiadas pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), por meio do programa Tecnova no Pará, obteve recentemente certificação CMMI-Dev, que é a mais importante para o setor de desenvolvimento de software em nível mundial.  A empresa é, inclusive, a primeira da região Norte a receber certificação desse nível.

No âmbito do Tecnova, a Jambu criou uma ferramenta computacional de apoio à implementação de modelos de gestão de qualidade a partir de jogos coorporativos e uso de métodos ágeis. A ideia do projeto surgiu em 2012 com o objetivo de incentivar a adoção do modelo de qualidade de softwares como forma de diminuição de desigualdades socioeconômicas, assim como aplicar a produção de soluções ao suporte de sistema operacional Linux e  softwares livres.

O método também visa tornar o gerenciamento dos projetos mais ágil, eficiente e inovador. A ferramenta é um forte aliado dos gestores, pois proporciona uma gestão visual menos burocrática, mais dinâmica e com entregas de curto prazo e aumento da produtividade da equipe, além de poder ser utilizada por empresas de diversos segmentos.

Segundo Marcelo Sá, CEO da Jambu Tecnologia, o apoio da Fundação foi fundamental para a conquista da certificação.  “A Fapespa é parte desse processo de qualificação da Jambu e nós somos muito gratos pela oportunidade de alcançarmos esse reconhecimento”, disse Marcelo.
 

Workshop

 

Dentro desse contexto, será realizada a terceira edição do Workshop de e-business, Sustentabilidade e Tecnologias Aberta com um workshop acerca do tema "A importância estratégica da qualidade de software para a indústria e a economia paraense". O evento, que visa aproximar as empresas mais relevantes deste ecossistema na produção de software, será nesta sexta-feira,17, às 18h30, no auditório do 7º andar da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). O evento tem o apoio da ParaTic - Associação Paraense das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, da FIEPA, por intermédio do Centro Internacional de Negócios, promovem a terceira edição do Workshop de e-business, Sustentabilidade e Tecnologias Aberta.

O objetivo é dar continuidade à discussão sobre a qualidade de software e de serviços de base tecnológica no cenário de negócios paraense, qualificando as empresas locais (tanto as prestadoras quanto as tomadoras de serviços) chamando todos a compartilhar suas impressões sobre o ecossistema.

Na programação, que contará com a participação da Fapespa, está a palestra de Ana Cristina Rouiller da SwQuality. Ana é uma das personalidade mais importantes na implantação do modelo de maturidade da certificação CMMI no Brasil.

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +