Bolsas

Data: 28/08/2019

PROGRAMA “BOLSA-PARÁ”.

O programa “Bolsa-Pará” destina-se à concessão de bolsas individuais ou por quota, que visam apoiar a formação e a capacitação de recursos humanos e a execução de programas e projetos em áreas de interesse estratégico para o desenvolvimento sustentável por todo o Estado do Pará

As modalidades de bolsa ofertadas pela FAPESPA, observarão os critérios gerais estabelecidos na Portaria nº 194/2019 (Acesse Aqui) e/ou as normas especificadas nos editais/chamadas.

Nesse âmbito, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas disponibiliza os seguintes programas de bolsas:

 

Bolsa Escola Pará (BEP)

Finalidade: Estimular a participação de docentes e discentes, da rede pública estadual, em projetos extraclasse na busca de soluções para as questões relacionadas às dimensões sociais, culturais, éticas, econômicas e ambientais, visando a um melhor rendimento escolar e à contribuição ao desenvolvimento sustentável do Estado.

 

• Iniciação Científica – Graduação (IC-Gr)

Finalidade: Incentivar o desenvolvimento do pensamento e da prática científica dos estudantes de graduação, na iniciação à pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento.

 

Iniciação Científica Júnior (IC-Jr)

Finalidade: Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes do 6º a 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio regular e profissional da Rede Pública de Ensino do Estado do Pará, sob a orientação de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa.

 

• Mestrado (ME)

Finalidade: Formar recursos humanos, em grau de mestre, em programas e cursos de pós-graduação acadêmico e profissional reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, nas diferentes áreas do conhecimento.

 

• Doutorado (DO)

Finalidade: Formar recursos humanos no grau de Doutor em programas de pós-graduação no Brasil e exterior, de qualidade reconhecida.

 

Pós-Doutorado (PDO)

Finalidade: Possibilitar, ao portador do título de doutor, estágio para desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a grupos e instituições de reconhecida excelência no país ou no exterior, visando a consolidação e atualização dos conhecimentos ou o eventual redirecionamento de sua linha de pesquisa.

 

Pós-Doutorado Empresarial (PDOEM)

Finalidade: Possibilitar ao pesquisador a consolidação e atualização de seus conhecimentos e agregar competência às ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresa ou entidade no Brasil, visando a melhoria de sua competitividade.

 

• Pesquisador Visitante (PV)

Finalidade: Possibilitar a pesquisador brasileiro ou estrangeiro, de reconhecida liderança científica, desenvolver atividades de ensino e pesquisa em colaboração com grupos de pesquisa emergentes ou consolidados no Estado do Pará.

 

Atração de Jovens Talentos (AJT)

Finalidade: Atrair e estimular a fixação, no estado do Pará, de jovens pesquisadores residentes no exterior, preferencialmente brasileiros, que tenham destacada produção científica e tecnológica.

 

Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Pará (DTI)

Finalidade: Possibilitar o fortalecimento de equipe responsável pelo desenvolvimento de projeto de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação no Estado do Pará, por meio da incorporação de profissional qualificado para a execução de uma atividade específica.

 

Categorias de bolsa e requisitos:

Bolsa nível A (DTI-A) - Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação;

Bolsa nível B (DTI-B) - Profissional de nível superior com, no mínimo, 2 (dois) anos de experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação;

Bolsa nível C (DTI-C) - Profissional de nível superior.

 

Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI)

Finalidade: Estimular o interesse para a pesquisa e para o desenvolvimento tecnológico em estudantes do nível médio e superior.

Categorias de bolsas e requisitos:

ITI-A- Estudante do nível superior.

ITI-B- Estudante de nível médio.

 

Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR)

Finalidade: Estimular a fixação de recursos humanos em Instituições de Ensino e Pesquisa, Empresas Públicas de pesquisa e desenvolvimento, Empresas Privadas sem fins lucrativos, sediados ou com unidades permanentes no estado do Pará, que atuem em investigação científica e tecnológica, para fortalecer grupos de pesquisa existentes e criar novas linhas de pesquisa de interesse regional, mediante a contínua integração entre os setores acadêmico, científico, empresarial e o Estado.

 

Categorias de bolsa e requisitos:

1. Para as categorias regionalização e interiorização:

Pesquisador A: Doutor há, no mínimo, 10 (dez) anos com experiência comprovada na execução de projetos científico-tecnológicos, na coordenação de projetos de CT&I e na criação/consolidação de grupos de pesquisa. Ter publicado trabalhos considerados de relevância nos âmbitos internacional e nacional. Ter experiência comprovada na formação de mestres e/ou doutores.

Pesquisador B: Doutor há, no mínimo, 5 (cinco) anos com experiência comprovada na execução de projetos científico-tecnológicos e na coordenação de projetos de CT&I. Ter publicado trabalhos considerados de relevância nos âmbitos internacional e nacional.

Pesquisador C: Doutor, com menos de 5 (cinco) anos de titulação, com experiência na execução de projetos científico-tecnológicos e com publicações no mínimo de âmbito nacional.

 

2. Na categoria fomento à competitividade, a classificação dos bolsistas dependerá de produção técnica e obedecerá aos seguintes critérios:

Pesquisador A: formação superior em áreas tecnológicas, com experiência mínima de 10 (dez) anos no desenvolvimento e na coordenação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e/ou em atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia para o setor produtivo;

Pesquisador B: formação superior em áreas tecnológicas, com experiência mínima de 5 (cinco) anos no desenvolvimento e na coordenação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e/ou em atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia para o setor produtivo;

Pesquisador C: formação superior em áreas tecnológicas, com experiência mínima de 2 (dois) anos na área do projeto de pesquisa e desenvolvimento apresentado pela empresa ou título de doutor em área compatível ao projeto.

 

• Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DTIE)

Finalidade: Apoiar a participação de especialistas, tecnólogos, pessoal técnico-científico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior, por meio da realização de estágios e cursos.

 

Extensão no País (EXP)

Finalidade: Apoiar profissionais e especialistas visando o desenvolvimento de atividades de extensão inovadora ou transferência de tecnologia, compreendendo ações voltadas para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores e a disseminação do conhecimento cuja relevância possa contribuir para a inclusão social e para o desenvolvimento econômico do estado do Pará.

 

Especialista Visitante (EV)

Finalidade: Complementar a competência da equipe executora de projeto, por meio da participação temporária de profissional qualificado.

 

Monitoria (MO)

Finalidade: Contribuir para o fortalecimento dos Centros Públicos de Acesso à Inclusão Digital – Infocentros de Programas Implementados pelo Estado.

 

• Tutoria (TU)

Finalidade: Promover o fortalecimento da educação no estado do Pará, através da interação pedagógica entre o tutor e aluno, de forma sistemática, impulsionando e estimulando o aluno para que seu aprendizado seja desenvolvido de maneira eficaz.

 

• Apoio Técnico (AT)

Finalidade: Apoiar grupo de pesquisa mediante a concessão de bolsa a profissional técnico especializado.

 

Produtividade em Pesquisa (PP)

Finalidade: Destina-se a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando a pesquisa em Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável do Pará.

 

Categorias de Bolsas

Categoria 1 - o pesquisador será enquadrado em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares e nos dados dos últimos 10 (dez) anos, que demonstrem capacidade de formação contínua de recursos humanos;

Categoria 2 - Não há especificação de nível, será avaliada a produtividade do pesquisador, com ênfase nos trabalhos publicados e orientações, ambos referentes aos últimos 5 (cinco) anos;

 

Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (PDTEI)

Finalidade: Destina-se a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando a inovação em áreas de interesse estratégico para o desenvolvimento sustentável do Pará.

 

Visita Técnica (VT)

Finalidade: Apoiar a estadia de pesquisadores durante a realização de trabalho de          cooperação em áreas de interesse estratégico para o desenvolvimento sustentável do Pará.

 

Bolsa de Estímulo à Inovação (BEI)

Finalidade: Estimular a participação de pesquisadores, estudantes, profissionais e servidores públicos em projetos nas áreas do desenvolvimento científico, da pesquisa, da capacitação científica e tecnológica e da inovação, dentro das finalidades de órgão/entidade do Estado.

 

• Bolsa de Estímulo à Inovação Técnica e Tecnológica (BEIT)

Finalidade: Possibilitar o fortalecimento de equipes institucionais, por meio da agregação temporária de profissionais, sem vínculo empregatício, necessários à realização de projetos de desenvolvimento tecnológico, gestão da inovação e transferência de tecnologia.

 

Bolsa de Inclusão Socioprodutiva e Capacitação (BISC)

Finalidade: Estimular o interesse à capacitação e à inclusão socioprodutiva, visando o desenvolvimento local sustentável.

 

Bolsa de Pesquisa e Estatística Aplicada (BPEA)

Finalidade: Apoiar a pesquisa e os estudos socioeconômicos sobre o estado do Pará, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas de planejamento, políticas econômicas voltadas ao controle de preços e distribuição de renda, políticas sociais dedicadas à compreensão do consumo e orçamento familiar e primordial ao empoderamento da sociedade civil, através do acompanhamento dos indicadores de impacto, efetividade e de resultado.

 

Bolsa Preceptoria

Finalidade: Estimular a participação de profissionais da área de saúde em programas de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa, com vistas a auxiliar no desempenho das atividades exercidas nessas instituições.

 

Bolsa Permanência para Indígenas e Quilombolas (PIQ)

Finalidade: Apoiar estudantes indígenas e quilombolas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior localizadas no estado do Pará.