Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106

Bolsas

Data: 23/12/2015

O sucesso das atividades de desenvolvimento tecnológico e de inovação depende tanto das políticas públicas e do investimento de capital, tanto quanto da disponibilidade de pessoal bem formado e qualificado para “o fazer” científico.

Os recursos humanos qualificados são fundamentais nesta equação do desenvolvimento na sociedade do conhecimento. Isso se fará, com a concessão de bolsas de mestrado, doutorado, de iniciação científica e tecnológica e outras ações de formação como estágios, visitas, treinamentos entre outras; de apoio para equipar laboratórios de pesquisas e da certificação de produtos, processos e serviços; da promoção de intercâmbio de pesquisadores; do fomento às redes de pesquisa, através de cooperação interinstitucional; apoio a implementação de novos programas de pós-graduação; inserção de doutores nas instituições de ensino e pesquisa e nas empresas.

Nessa ótica, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará disponibiliza os seguintes programas de bolsas:

• Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Apoia o desenvolvimento do pensamento e da prática científica dos estudantes de graduação e promove a iniciação à pesquisa no nível superior de educação, nas diferentes áreas do conhecimento.

• Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior para o Centro de Ciências (Planetário) da Universidade Estadual do Pará

Desperta a vocação científica e incentiva talentos potenciais entre os estudantes, mediante participação em atividades científicas, orientados por pesquisadores qualificados, estimulando a iniciação científica nos níveis de ensino médio e fundamental.

• Programa de Bolsas de Mestrado e de Doutorado

Fortalece os programas de pós-graduação de IES - Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Pará e reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, por meio de concessão de bolsas de mestrado e de doutorado.

• Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado para a Cadeia de Negócios da Mineração no Estado do Pará

Este Programa é uma parceria da Vale S.A. celebrada com a FAPESPA por meio do convênio 022/2008 com o lançamento do Edital 021/2008 contribuiu para a formação de mestres e doutores para atuarem em áreas específicas do conhecimento, capacitando recursos humanos para o desenvolvimento da pesquisa.

• Programa de Desenvolvimento, Capacitação e Disseminação de Novas Tecnologias, nas Áreas de Engenharia e Geologia

Qualifica recursos humanos em novas tecnologias e apoia pesquisa de doutorado ou pós-doutorado buscando sua aplicação na implantação de Projeto de Pesquisa de interesse específico da Vale.

• Programa Paraense de Fixação de Doutores (PPDOC)

Estimula a fixação de doutores que não são atendidos pelo programa DCR/CNPq, em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, sediadas no Estado do Pará.

• Programa Pesquisa para o Sus: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS FAPESPA/SESPA/DECIT - MS/CNPq

Apoia atividades de pesquisa científica em projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação na área da saúde, em temas prioritários para o Estado do Pará.

• Programa Primeiros Projetos - PPP - FAPESPA/CNPq

Apoia a aquisição, instalação, modernização, ampliação e/ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino superior e/ou de pesquisa sediadas no Estado do Pará, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos de pesquisa.

• Concessão de Bolsas de Apoio aos Infocentros do Programa NAVEGAPARÁ

Concede bolsas para monitores - agentes multiplicadores - do Programa NAVEGAPARÁ/INFOCENTROS, os quais têm por objetivo despertar nos usuários dos Infocentros a percepção das potencialidades do uso das tecnologias de informação e comunicação.

• Programa de Concessão de Bolsas para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico das Regiões Produtoras de Cacau

Contribui para a promoção da sustentabilidade socioeconômica e ambiental das regiões produtoras de cacau, por meio da geração, adaptação, validação e transferência de tecnologia.

• Bolsas de Apoio ao Projeto: “Estudo de Vigilância em Saúde, Pesquisa Biomédica, Inovação e Tecnologia”

Contribui para o fortalecimento do sistema regional de CT&I e do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio do estabelecimento de métodos avançados para diagnóstico clínico, epidemiológico e laboratorial, realização de pesquisas dos agravos regionais em apoio à vigilância em saúde.